5 passos para reconstruir seu amor-próprio depois de um relacionamento narcisista
- Rebeka Carneiro
- 23 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.
Sair de um relacionamento tóxico pode deixar marcas profundas, mas também abre espaço para algo muito importante: a chance de se reencontrar com quem você realmente é.

Aqui estão cinco passos para recuperar sua confiança e reconstruir seu amor-próprio com carinho e paciência:
1. Deixe a culpa para trás
É natural sentir que poderia ter feito algo diferente, mas a verdade é que você fez o melhor que pôde com as informações que tinha. O que aconteceu não define o seu valor. Agora, você tem o direito de olhar para frente sem carregar pesos desnecessários.
2. Cuide de você com gentileza
Depois de tanto tempo colocando as necessidades de outra pessoa acima das suas, pode ser difícil lembrar como é se priorizar. Tire um tempo para descansar, coma bem, movimente-se e faça pequenas coisas que tragam conforto. Você merece esse carinho!
3. Redescubra o que te faz feliz
Talvez você tenha esquecido do que realmente gosta, porque passou tempo demais tentando agradar o outro. Mas quem você era antes do relacionamento ainda está aí. Volte a fazer o que te trazia alegria, experimente coisas novas e se permita sentir prazer de novo.
4. Reafirme sua identidade
Um narcisista tenta apagar a individualidade do outro. Agora, essa é a sua chance de se perguntar: o que eu gosto? O que me faz bem? Quem eu quero ser daqui para frente? Você tem todo o direito de ser exatamente quem quiser.
5. Cerque-se de pessoas que te querem bem
Depois de tanto tempo sendo manipulada, pode ser difícil confiar de novo. Mas há pessoas que realmente se importam com você e querem te ver feliz. Permita-se receber esse amor. Se precisar, procure um profissional que possa te ajudar nesse processo.
Cada dia é um novo passo na sua reconstrução. O amor-próprio não surge de uma hora para outra, mas ele cresce com cada escolha que você faz para se respeitar e se colocar em primeiro lugar. Você merece uma vida de paz, alegria e liberdade.